Essa notícia foi publicada em 30 de dezembro de 2022
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou em Diário Oficial (em 27 de dezembro de 2022) três editais referente a abertura de concurso para reposição de 300 vagas imediatas nas carreiras de Procurador da Fazenda, Procurador Federal e Advogado Geral, além de formação de cadastro reserva de aprovados. A notícia foi publicada no site oficial do Governo. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.
Das vagas
Do total, há vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para Pessoas com deficiência (PcD) e para Pessoas negras. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- Procurador da Fazenda: 100 vagas + CR;
- Procurador Federal: 100 vagas + CR;
- Advogado Geral da União: 100 vagas + CR.
Entre os requisitos para investidura estão: possuir diploma de curso de graduação de nível superior em Direito, ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos de prática forense.
Etapas e cronograma
As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora entre 9 de janeiro e 7 de fevereiro de 2023, com taxa de participação de R$180,00.
A seleção constará em:
- Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório
- Provas Discursivas – de caráter eliminatório e classificatório
- Inscrição Definitiva – de caráter eliminatório
- Prova Oral – de caráter eliminatório e classificatório
- Sindicância da vida pregressa – de caráter eliminatório
- Avaliação de títulos – de caráter classificatório
Último concurso
O último certame para os cargos de Advogado (84 vagas) e Procurador Federal (78 vagas) ocorreu em 2013, e ambas as seleções foram organizadas pelo Cespe (atual Cebraspe). Já para o cargo de Procurador da Fazenda, foram ofertadas 150 vagas e ocorreu em 2015, sob a organização da Esaf (Escola de Administração Fazendária).