Essa notícia foi publicada em 21 de abril de 2023
Um novo concurso para o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) poderá acontecer em breve. O objetivo do órgão é preencher cerca de 215 vagas para o Quadro de Pessoal do Ministério do Meio Ambiente.
Sobre o órgão
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima é um órgão do governo federal brasileiro responsável pela formulação e implementação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e à proteção da biodiversidade, bem como ações para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O MMA foi criado em 1992 e tem como principais objetivos promover o desenvolvimento sustentável, conservar e recuperar ecossistemas e recursos naturais, proteger a biodiversidade e combater a poluição. O ministério coordena programas e projetos voltados para a gestão ambiental, a educação ambiental, a conservação de florestas, a gestão de recursos hídricos, entre outras áreas.
Situação atual
Durante um seminário organizado pelo Superior Tribunal de Justiça, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou que em breve irá autorizar a realização de um novo concurso para o MMA. A ministra ressaltou a importância da contratação de novos servidores e confirmou que concursos serão abertos em órgãos ambientais vinculados ao ministério, como o IBAMA e o ICMBio.
Após a declaração da ministra, agora há expectativa de que os trâmites comuns aos concursos públicos sejam iniciados, incluindo a confirmação oficial através de uma portaria publicada no Diário Oficial, a escolha da banca organizadora, a elaboração do edital com informações sobre cargos e remuneração, além da abertura do prazo de inscrições. O aval para a realização do novo concurso tem sido aguardado desde maio de 2021, quando o MMA solicitou ao Ministério da Economia autorização para 214 vagas imediatas, sem resposta até o momento. Em 2017, uma solicitação semelhante também foi enviada e permaneceu sem resposta.
Movimentações nos últimos anos
Os certames mais recentes foram realizados em 2009 e 2010, sob responsabilidade do CESPE. O edital de 2009 ofertava 200 vagas para o cargo de Agente Administrativo (nível médio), consistindo em etapa única de seleção de prova objetiva.
O edital de 2010 ofertava 200 vagas para o cargo de Analista Ambiental – Especialista em Meio Ambiente (nível superior), distribuídas em cinco áreas de concentração (40 vagas cada), consistindo em etapas de seleção de provas objetiva e discursiva.
Provas anteriores
Agente Administrativo
- Caderno de questões – caderno TERRA
- Caderno de questões – caderno MATA
- Caderno de questões – caderno ÁGUA
- Gabarito definitivo – caderno TERRA
- Gabarito definitivo – caderno MATA
- Gabarito definitivo – caderno ÁGUA
Analista Ambiental
- Caderno de questões – área de concentração 5 – Tipo I
- Caderno de questões – área de concentração 4 – Tipo I
- Caderno de questões – área de concentração 3 – Tipo I
- Caderno de questões – área de concentração 2 – Tipo I
- Caderno de questões – área de concentração 1 – Tipo I
- Gabarito definitivo – área de concentração 5 – Tipo I
- Gabarito definitivo – área de concentração 4 – Tipo I
- Gabarito definitivo – área de concentração 3 – Tipo I
- Gabarito definitivo – área de concentração 2 – Tipo I
- Gabarito definitivo – área de concentração 1 – Tipo I